quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Catalisador: Problemas causados pelo uso de combustível adulterado

Combustível adulterado é um problema que afeta 40% dos donos de veículos, segundo pesquisa da Cinau – Central de Inteligência Automotiva. 



A injeção de combustível de má qualidade pode causar o derretimento da cerâmica do catalisador inutilizando-o, podendo causar danos ao motor. O catalisador, item obrigatório desde 1992 no Brasil, tem como função modificar a composição química dos gases emitidos pelos veículos, (reduzindo sua toxicidade e contribuindo com a melhoria da qualidade do ar) e é um item de avaliação na inspeção ambiental veicular em alguns estados.


Dicas para manter o catalisador em boas condições de uso

Com os cuidados necessários, o catalisador pode durar até os 80.000 km (original) e 40.000 km (reposição). Fique atento as dicas:
  1. abastecer sempre com combustíveis de boa qualidade,
  2. utilizar sempre o lubrificante indicado pela montadora, 
  3. fazer manutenção preventiva regularmente em uma oficina de confiança,
  4. seguir as orientações do manual do fabricante,
  5. evitar pancadas e raspões”,
  6. nunca fazer o carro “pegar no tranco”. (Esta prática pode causar excesso de combustível que vai derreter e soltar a cerâmica do catalisador).
Catalisador com problemas - Principais sintomas

O dono do carro pode observar alguns indícios de que a peça não está funcionando corretamente, como:

  1. 1. O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
  2. 2. Aumento de consumo de combustível
  3. 3. Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta
  4. 4. Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento.
  5. 5. barulho de algo solto (indica que a cerâmica se soltou por deterioração da manta que a envolve ou ainda por raspões, batidas ou pela quantidade de quilômetros rodados.)

Em caso de troca

O motorista que precisar trocar o catalisador deve procurar uma oficina de confiança e exigir a peça com o selo do Inmetro. No site do Inmetro (www.inmetro.gov.br) é possível consultar os fabricantes homologados e que têm o selo de qualidade comprovada. Para identificar o produto certificado na hora de comprar, basta observar se o selo do Inmetro está gravado na peça ou estampado em embalagens de papelão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário