quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vícios na direção: você pode ter um e não saber

Calibragem: a pressão correta dos pneus é importante
para manter a vida útil deles 

Para aqueles que não gostam, realmente, é muito chato ficar trocando marcha toda hora nos congestionamentos, não é? Bom, para aqueles que têm o hábito de dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem aí vai o mais chato ainda: "a consequência é a redução da vida útil do disco de embreagem em até 50%. E se tem uma peça que dói no bolso, é esta. Portanto, o aconselhável é que tire o pé de lá". Este é o conselho de Sebastião Amaro, chefe de oficina da Farias Automóveis, em Fortaleza.

De acordo com ele, outro "vício", isto é, um outro mau comportamento que influencia no consumo de combustível é sobre a calibragem de pneus.
Para os que se fazem de esquecidos, Sebastião salienta que a pressão correta nos pneus é fundamental para manter a vida útil deles. Além disso, ele impacta diretamente o consumo de combustível e o desempenho do carro. "Portanto, guarde isso: reserve um dia da semana (pode ser o dia em que você completa o tanque) para a calibragem. Se não souber como fazer, peça para o frentista dar uma ajuda", salienta.


Até o fim
Se você é daqueles que faz questão de só passar no posto quando faltam 100 metros para acabar o combustível, é bom ficar atento, pois esse gesto faz mal ao seu carro e, claro, para o seu bolso.

"Quando o tanque fica quase vazio, os resíduos acumulados nele podem ser sugados para a injeção, levando ao entupimento dos bicos. Você pode afirmar que todo carro tem filtro de combustível, mas para que facilitar, não é? O correto e saudável é completar o tanque quando o marcador chegar a 1/4, ao menos", diz Sebastião.
Segundo especialistas, dirigir com a mão descansando na alavanca de câmbio é errado. Por quê? Eles explicam que, assim como deixar o pé descansando na embreagem, faz mal ao seu carro ficar com a mão sempre apoiada no alavanca do câmbio, isto é, da transmissão também. O peso de seu braço força-o para baixo, provocando desgaste prematuro das engrenagens dentro da caixa.

Ato falho: dirigir com o pé na embreagem ou sempre 
usá-la como apoio reduz a vida útil do disco em 50%

De segunda, não!!!!
A maioria dos carros atuais têm torque (força do motor) suficiente para colocá-lo em movimento mesmo em segunda marcha. "Então, para que usar a primeira, né mesmo? Pois saiba que a primeira ainda não foi abolida. Para sair de segunda, é preciso acelerar mais na saída. Isso, além de gastar mais combustível, causa desgaste prematuro do platô da embreagem. Portanto, é só prejuízo", pondera o profissional.

Outro gesto bastante usado e serve como mito, é passar em lombadas com apenas duas rodas na diagonal. Os especialistas do meio são categóricos, Não é necessário cruzar uma lombada na diagonal.

"Ao fazer isso, você corre o risco de furar as coifas das juntas homocinéticas e de causar torções prejudiciais ao monobloco do veículo. Apenas freie antes e, assim que as rodas da frente passarem, retome a aceleração gradualmente", finaliza o chefe de oficina.

Outros vícios
Ponto morto: Frear nessa situação, segundo especialistas, é errado, pois deixa-se de usar o próprio motor para ajudar na frenagem. Os efeitos são desgaste prematuro das pinças e lonas de freio e aquecimento excessivo do fluido. Por isso, o ideal é reduzir a marcha e brecar com suavidade, gradualmente

Aceleração: Não há necessidade alguma de dar aquela acelerada final, já com o carro parado, antes mesmo de desligar o motor. Isso não o irá deixá-lo mais forte, mais novo ou mais limpo, mais nada. Na prática, o condutor só está queimando seu dinheiro e despejando pelo ralo


Fonte: Diário do Nordeste

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