segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conheça as luzes de aviso de seu carro

As luzes do painel de seu carro são muito importantes para sua segurança. Conheça o significado de cada luz de aviso para que o condutor possa identificar o problema o mais rápido possível.




No painel de instrumentos do veículo, encontramos diversas luzes que, quando acesas, alertam sobre o mau funcionamento de algum mecanismo. Quando o condutor estiver com o carro em movimento e alguma luz acender, o correto é parar o veículo imediatamente e levá-lo à oficina mais próxima para ser feita uma vistoria completa. Só assim o problema será identificado. Se o condutor resolver seguir com o carro, mesmo com a luz de aviso piscando, um problema pequeno pode acabar se tornando um problemão. É necessário ter bastante calma e responsabilidade perante esse tipo de situação, pois interfere diretamente na sua segurança.

As principais luzes de aviso são:

A luz da temperatura
Quando esta luz se acende, o que se espera é que o condutor pare o veículo imediatamente, pois a origem deste problema pode ser uma falha no sistema de arrefecimento. Ao continuar utilizando a marcha do carro, os resultados podem se tornar trágicos, como por exemplo, um superaquecimento do motor com grandes riscos de explosão.

O condutor precisa urgentemente encostar o carro na estrada e desligar o motor. Neste caso, nunca se deve tentar abrir o radiador, pois a água e os vapores podem causar queimaduras graves. A melhor opção é aguardar o reboque.

A luz do alternador
Esta luz acesa no painel de instrumentos do veículo remete a ideia de um alerta para que o condutor saiba que o sistema de carga não está funcionando corretamente, sem conseguir suprir as necessidades elétricas e nem manter a bateria do veículo. O condutor pode seguir com o carro, mas não por muito tempo, pois mais cedo ou mais tarde a bateria e, por consequência, o motor irão descarregar.

A luz da pressão do oleo
Esta luz de aviso, quando acesa, possui dois significados:

. O motor está com a pressão do óleo bastante baixa, aumentando o consumo de combustível.
. A unidade responsável por controlar a pressão do óleo sofre danificações, deixando o condutor vulnerável, sem saber se o carro será afetado por outro problema.

No momento em que esta luz se acende, o condutor deve parar o veículo e esperar que o motor esfrie para conferir o nível de óleo. A maneira correta para conferir o nível de oleo é pela manhã, antes de utilizar o automóvel, pois o motor estará completamente frio.

Se a luz de óleo estiver piscando e o condutor decidir seguir com o carro, a consequência não será agradável, pois o motor poderá ser atingido, sendo necessária a sua troca. E isto não cai bem no bolso de ninguém.

Outras luzes importantes
No painel de instrumentos do veículo, todas as luzes assumem um papel de suma importância para o condutor. Somando-se às já mencionadas, encontramos também a luz que alerta sobre a falta de combustível, a de aviso da bateria, do ABS, a que alerta sobre as baixas pressões dos pneus, a de aviso do cinto de segurança, a que alerta quando alguma porta está aberta, a de faróis ligados, a dos piscas, a do freio de mão, a do piloto automático, entre outras.

Conhecendo todas as luzes de aviso de seu automóvel, o condutor consegue sempre encontrar a melhor solução caso algum problema apareça, garantindo sempre o conforto e a segurança de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário