quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Carros poluentes serão tirados das ruas do Rio em 2012, diz governo


Secretaria do Ambiente e Detran farão vistorias para reprovar poluidores


A partir de 2012, carros particulares de até cinco lugares que emitirem poluentes acima do permitido serão reprovados na vistoria anual do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio de Janeiro. A nova medida foi anunciada nesta segunda-feira (26). Segundo avaliações iniciais, cerca de 40 mil veículos só receberão o documento de licenciamento após a regulação de seus motores. De acordo com a secretaria, o Rio tem 400 mil veículos desregulados.

Atualmente, o teste para detectar veículos poluidores já é feito em carros de passeio, mas apenas caminhões e ônibus são reprovados. Os carros que forem reprovados na vistoria terão prazo de 30 dias para regularem seus motores. Quem não fizer, não receberá o certificado.
Os veículos, chamadas fontes móveis poluidores, que incluem desde veículos até barcos e locomotivas, respondem por cerca de 70% das emissões de poluentes atmosféricos, de acordo com a secretaria. Cerca de um milhão de quilos de poluentes por ano serão retirados da atmosfera do Estado, segundo estimativa da secretaria. A secretaria informou que estuda a possibilidade de motoristas com veículos menos poluentes e menos gases-estufa poderão ser beneficiados com a redução do valor do seu IPVA (Imposto por Veículo Automotor).

O presidente do Detran, Fernando Avelino, informou que ficarão de fora da vistoria de 2012 veículos particulares adquiridos em 2011.

- São cerca de 300 mil carros novos, de 2011, que passarão por vistoria somente em 2013. A nossa meta é aumentar, gradativamente, o percentual de veículos que emitirem poluição acima do permitido e que serão retirados das ruas. Em 2012, o Conema vai emitir nova resolução com novos procedimentos para inspeção veicular para 2013, e assim sucessivamente. A nossa expectativa é chegar, em 2016, próximo ao patamar de cortes de poluentes determinado pelo Governo Federal.

Com cinco milhões de veículos automotores licenciados em 2010, o Estado do Rio registra uma elevação de 225 mil veículos por ano em sua frota nos últimos dez anos. São cerca de 1,8 bilhão de toneladas de monóxido de carbono emitidas para a atmosfera todos os anos.

fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário