quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Carros rebaixados: Conheça os principais tipos de modificação de suspensão


Carros rebaixados viraram moda a um bom tempo. A justificativa dos que optam pelo rebaixamento dos carros é basicamente a estética mais agressiva, e em segundo lugar a estabilidade. Entretanto, utilizando métodos errôneos, a almejada estabilidade dará lugar a uma série de problemas, bem como à diminuição do conforto.

Cortar as molas da suspensão ou rebaixar o carro esquentando as molas são os métodos mais utilizados e, entretanto, os mais problemáticos. Pois as molas aquecidas fazem com que seus elos se choquem com facilidade e a mola cortada altera a dinâmica do amortecedor. Essas pequenas alterações já podem causar acidentes graves e capotar o carro com facilidade. O modo mais apropriado para rebaixar carros é através da suspensão fixa, chamada também de “suspensão preparada”. Ela é também a mais indicada por também ser legalizada, ao contrário de outros procedimentos que não são autorizados.

Conheça os principais tipos de modificação de suspensão para realizar o rebaixamento:
  • A suspensão fixa possui amortecedores com mais pressão e que suportem fortes impactos. As molas já são preparadas para a altura do carro, sem cortes e sem a necessidade de aquecimento, basta ser instaladas. As buchas de poliuretano também podem entrar no pacote da suspensão preparada, que é comprada pronta ou encomendada de acordo com as preferências.
  • A suspensão de rosca não é autorizada pela legislação, mas tem a vantagem de poder modificar a altura do carro.
  • A suspensão a ar também não é legal para carros, somente para caminhões. Carros com suspensão a ar chamam a atenção mas são perigosos e podem provocar capotagens.

FIQUE LIGADO: circular com a suspensão rebaixada ou erguida – não regularizada – é uma infração grave. Neste caso, o motorista estará sujeito a pagar uma multa no valor de R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira 

A maioria das seguradoras se recuzam a fazer a cobertura para os carros com este tipo de modificação, ja que é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes.Ou seja, ao planejar a personalização do seu carro, é importante pensar na sua segurança.

Nesse vídeo do Auto Esporte você confere testes de desempenho com carros rebaixados e aprende algumas dicas para personalizar seu carro com toda segurança.
 
Tá pensando em rebaixar seu carro? Então confira a linha de molas espotivas Aliperti nesse link.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário