terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Meu HiperCarro Especial Férias - Planejando a Viagem

Viagens de carro podem ser uma ótima pedida pra quem ama dirigir e gosta de curtir uma viagem com total liberdade, sem estar preso a horários e excursões: é você quem comanda seu roteiro e decide seu destino. Porém, quando se decide viajar de carro, o cuidado com planejamento deve ser redobrado. Então o que vale é a precaução para evitar futuras chateações. Confira as dicas:


1) Companhia e economia.  A viagem de carro pode ser muito mais econômica se você viajar com 3 ou 4 pessoas. Dá pra dividir os gastos com o carro e as despesas durante os passeios. Mas,  fique atento se seus amigos tem o mesmo tempo disponível e reservaram para a viagem tanto dinheiro quanto você. Isso pode causar estresse durante o passeio. Sempre vale aquele velho ditado: é melhor sozinho que mal acompanhado!

2) O roteiro de viagem. Estipule um roteiro das principais cidades a serem visitadas e delimite o tempo que será dedicado a cada parada. É claro que vão surgir várias mudanças no roteiro ao longo da viagem, lugares bonitos descobertos ao acaso são a graça de viajar de carro, mas é bom ter prioridades traçadas para não se perder tempo.

3) Fazer o check up antes da viagem. Como já falamos nesse post, uma boa revisão antes de viajar não só aumenta a segurança como evita os prejuízos de um eventual acidente ou de problemas mecânicos que possam aparecer no meio da viagem. 

4-  Traçar a rota.  Viaje munido de mapas e listas: mapas com a rota de todas as paradas, lista de cidades que quer conhecer, lista de hotéis nestas cidades com preços pré-consultados (com telefone e endereço) e uma lista de atrações, com horários e valor de ingresso, caso haja. É claro que um GPS ajuda muito nesse caso.

5- Informe-se sobre as condições das estradas. Todos sabemos que nosso país está cheio de estradas em péssimo estado de conservação. Uma viagem por uma estrada esburacada e mal sinalizada pode colocar a perder toda a diversão da viagem. Para evitar contratempos e surpresas desagradáveis, cheque as condições das estradas ao programar sua viagem. No Guia Quatro Rodas, além de informações sobre as condições das rodovias você consegue apurar gastos com pedágios . No site Estradas  dá para ver a situação das estradas estaduais e federais 

6 – Alimentação. Não fique contando apenas com os lanches feitos nas paradas da viagem. Elas podem não existir ou não ser lá muito higiênicas, certo? Leve uma bolsa térmica com água, sucos algumas frutas e lanches leves. Além de ser mais saudável e seguro, vai evitar que se perca tempo na estrada.

7- Entretenimento.  Não deixe de preparar uma boa trilha sonora. Suas músicas preferidas vão embalar a sua viagem e deixar tudo ainda mais divertido. Se viajar com crianças leve ainda revistas, livros, pequenos jogos e passatempos e planeje umas atividades para  distrair a criançada. Leve uma coletânea de  filmes e shows que eles curtam. Um DVD automotivo pode ser uma bela mão na roda pra deixar os pequenos calminhos e os pais menos estressados. 

8- Kit de viagem: Prepare um pequeno kit de sobrevivência na estrada, com papel higiênico, protetor solar, travesseiros, lençol ou toalha. Pode ser útil.



E ai? Curtiu as dicas? Comece agora mesmo a planejar sua hiper viagem! Afinal, dizem que o melhor da festa e esperar por ela, não é? 

Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário