quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vai comprar um carro? Saiba qual tipo de leasing se encaixa melhor à sua necessidade

Após decidir comprar um carro, o consumidor se depara com a dúvida de qual tipo de financiamento optar. Geralmente, as modalidades mais oferecidas são o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o leasing financeiro.
O que muitos consumidores desconhecem é que também existe o leasing operacional. “No operacional, a empresa de leasing compra o bem e o aluga por um determinado período ao consumidor. No fim do contrato, ele opta se quer comprar o bem, devolvê-lo ou renovar o contrato. É uma das formas mais comuns para ter um carro no exterior”, explica o economista da Agência MSantos, Ayrton Fontes.

Além disso, no leasing operacional, o consumidor escolhe se quer ser responsável pela manutenção do veículo.
Já no leasing financeiro, o consumidor opta pela compra do bem no início da operação, seja por valor pré-determinado, seja pelo preço de mercado ao fim da operação. “Assim, além das parcelas que correspondem ao aluguel do bem, chamada de contraprestações, o consumidor pagará também o VRG (Valor Residual Garantido)”, afirma Fontes.

De acordo com o economista, o VRG é o preço que o consumidor pagará pelo bem para ter sua propriedade depois de vencido o período de aluguel. O consumidor pode optar por pagar o valor no início ou no final do contrato. “É também uma garantia de que a empresa de leasing receberá aquele determinado valor, caso o consumidor desista de comprar o veículo”, completa.
Segundo Fontes, a vantagem em optar pelo leasing operacional é o valor das prestações. “O consumidor paga parcelas muito baixas, que devem ser até 50% menores que as do CDC e do leasing financeiro”, comenta.

Escolha
Optar por um tipo específico de financiamento deve levar em consideração, principalmente, a disponibilidade financeira do consumidor. Compare e escolha a melhor opção de leasing para o seu bolso:


fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário