sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Automóveis: O que vem em 2012

Está pensando em comprar um carro novo e ainda não sabe qual modelo escolher? Confira nesta página se o seu futuro automóvel não está entre os inúmeros lançamentos previstos para este ano. Vários modelos farão sua estreia no mercado nacional, outros tantos terão o visual renovado e passarão por uma atualização na linha. Vale lembrar que em outubro irá ocorrer o Salão do Automóvel, em São Paulo, evento que faz com que muitas montadoras concentrem seus lançamentos no segundo semestre. Confira as principais novidades:


Audi
Na faixa dos R$ 100 mil vem o Audi A1 Sportback (foto), compacto de quatro portas da marca alemã, que se assemelha em quase tudo com a versão duas portas, principalmente no design. Desembarca por aqui só no segundo semestre com a mesma motorização 1.4 turbo da configuração duas portas. A Audi deve apresentar ainda as reestilizações do A4 e do A5. Uma nova geração do A3 pode aparecer na Europa e logo vir para o Brasil.



Mercedes-Benz
Já à venda na Europa, o Classe B (foto) ainda não deu as caras no Brasil. O modelo recebeu dimensões mais espaçosas, após mudanças na estrutura do veículo, que ficou mais alta em relação à geração anterior. Trará duas opções de propulsores 1.6 a gasolina, que geram 122 e 156 cv. Os preços vão variar de R$ 100 mil a R$ 150 mil.



Peugeot
A Peugeot já confirmou a vinda do 408 THP (foto), com motor de 1.6 turbo, o mesmo bloco turbo-alimentado que equipa o 3008, mas com potência levemente aumentada para 163 cv. O crossover também empresta o câmbio automático de seis velocidades ao sedã. A novidade está prevista para o segundo semestre e ocupará a posição top na linha 408. Assim sendo, será recheado de equipamentos e custará mais que os R$ 79.900 cobrados atualmente pelo Griffe 2.0 automático. A marca francesa trará ainda o 308, substituto do 307. O compacto 208 também já está certo, mas só para 2013.


Fiat
A Fiat, depois de um ano com lançamentos importantes, já deve começar 2012 com o novo Siena (foto), baseado no novo Palio, mas com diferenças na frente e no interior. O sedã compacto será maior e mais confortável que o Siena atual, elevando o modelo no segmento. A carroceria atualizada vai proporcionar também a introdução de itens mais modernos no seu interior. Provavelmente os propulsores serão o 1.4 Fire de 8V, E.torQ 1.6 16V de até 117 cv e 1.8 16V de até 132 cv. As atuais Strada e Palio Weekend não devem receber uma nova carroceria tão cedo e terão de se contentar com reestilizações.


Chevrolet
Neste primeiro semestre a Chevrolet trará o Sonic (foto), vendido no mercado americano como Aveo. A intenção da marca é nacionalizar o modelo o mais rápido possível para torná-lo competitivo diante do mexicano Ford New Fiesta hatch – isento da alta de IPI – e dos nacionais Fiat Punto e Volkswagen Polo. O Sonic brasileiro será equipado com motor 1.6 litro flex, e deverá ocupar a lacuna deixada pela interrupção do Astra. A ideia é que o modelo fique posicionado acima do Agile, no caso do hatch. Já a configuração sedã reforçará a oferta de modelos de três volumes da Chevrolet no mercado nacional, ficando entre Cobalt e Cruze. A Chevrolet prepara ainda a vinda do Cruze hatch e das novas S10 e Blazer, além do novo Malibu.


Citroën
A Citroën investirá na chegada da nova geração do C3 (foto) e importará ainda neste primeiro semestre o DS3 (foto) para brigar com o Fiat 500, Mini Cooper e Audi A1. O compacto de luxo, que custará acima de R$ 80 mil, já é vendido na Argentina desde o segundo trimestre de 2011. Por aqui, o carro tinha previsão de chegada para 2010, mas a marca acabou adiando seu lançamento por problemas de adaptação do propulsor 1.6 a gasolina, de 150 cv. O DS3 foi o primeiro modelo da nova linha DS, composta por carros mais requintados e com design moderno.



Volkswagen
A Volkswagen vai responder à chegada do novo Fiat Palio (foto) com a provável sexta geração do Gol, que, por consequência, mudará também o Voyage. Rumores falam que a novidade chegará apenas em agosto. Outro carro esperado é a versão automática da picape Amarok, com câmbio de oito marchas. O Beetle de nova geração é outra aposta da marca.



BMW
A BMW já programa para março a vinda da nova geração do Série 3 (foto), mostrada em dezembro passado na Europa. O modelo F30 terá inicialmente as versões 328i (2.0 de 245 cv) e 335i (3.0 de 306 cv), que custarão respectivamente R$198 mil e R$ 341 mil. Somente no segundo semestre é que chega a versão mais simples e “barata”, a 320i.



Chrysler
Quem anunciou pelo menos cinco novidades entre os modelos premiuns foi a Chrysler, que também engloba as marcas Jeep, Dodge e RAM e em 2011 passou para o controle da Fiat. A principal delas é a nova geração do 300C (foto), que viria primeiramente equipado com o motor 3.6 V6 Pentastar de 292 cv ao custo de R$ 135 mil. O Jeep Compass já está nas concessionárias brasileiras, mas a sua venda só começa no mês que vem. O Dodge Durango e RAM 1500 completam a lista.




Renault
A Renault tem um projeto mais ambicioso para 2012 e prometeu sete lançamentos, entre versões e novos produtos. No primeiro grupo, pode vir o Duster 1.6 (foto) com câmbio automático. A transmissão só existe hoje para o SUV equipado com o propulsor de 2,0 litros. A novidade deverá ser a minivan Lodgy, feita sobre a plataforma do Sandero pela romena Dacia, parceira da Renault na Europa. O curioso é que o carro será lançado apenas no Salão de Genebra (Suíça), em março, mas já foi visto na versão de rali, competindo no Mundial de Rali (WRC) pelas mãos do francês Alain Prost, tetracampeão de F-1. Há rumores de que, além da versão de cinco lugares, também está sendo preparada uma para sete ocupantes.



Ford
Outra que inicia o ano com tudo é a Ford, com a apresentação mundial do novo EcoSport (foto). A segunda geração, apesar da demora em chegar – a primeira foi lançada em 2003 – ficará mais musculosa e com dimensões ampliadas, tudo isso para voltar a ser a referência do segmento, que ela própria criou e agora conta com a concorrência indigesta do Renault Duster. 




Japoneses
As japonesas Honda e Toyota não vão ficar paradas. A primeira, que já começa o ano colocando o novo Civic (foto) nas lojas, também vai trazer a nova geração do CR-V, provavelmente em abril. O City deve passar por um facelift. A grande cartada este ano da Toyota é a estreia por aqui do Prius. A versão que será vendida no país a partir de setembro por mais de R$ 100 mil é o da terceira geração do híbrido, lançada no Japão em 2009, que passou por uma reestilização e que foi apresentada no Salão de Tóquio recentemente. Ela carrega um motor elétrico 1.8 de 73 kW e o conjunto desenvolve 138 cv. O novo Camry estará nas lojas ainda no primeiro trimestre. A Toyota também vai inaugurar sua nova fábrica de Sorocaba (SP) no segundo semestre e de lá começam a sair o Etios hatch e sedã. O novo Nissan Sentra também deve aparecer no segundo semestre.


Coreanos
Para aquecer ainda mais o segmento dos pequenos, a Hyundai vai lançar seu compacto nacional, conhecido ainda como HB, para competir com VW Gol e Fiat Uno. O hatch médio mais vendido do Brasil, o i30, é outro que recebe uma nova geração. A Kia promete a versão hatch do Cerato para concorrer com o “irmão” da Hyundai, mas também pode trazer o Rio para brigar com Ford New Fiesta e Fiat Punto. O sedã Optima (foto), que estava prevista para o fim do ano passado, deve finalmente ser lançado na casa dos R$ 120 mil para concorrer com Ford Fusion e Chevrolet Malibu.


Chineses
As importadoras chinesas, apesar da alta do IPI, continuarão sua saga no mercado nacional. A Chery emplaca o hatch S18 (foto) com motor 1.3 16V flex – o primeiro bicombustível da montadora no país –, de 90 cv. Vem de fábrica todo equipado, com direção hidráulica, ar-condicionado, air bag duplo, freios com ABS, trio elétrico e toca-CD MP3. Seu preço deve ultrapassar a R$ 30 mil. A Chery também confirmou a produção de dois novos modelos.


Fonte: Gazeta do Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário