quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nissan vai doar 400 postos de recarga rápida para elétricos na Europa

Novo carregador pode completar 80% da bateria do carro em 30 minutos. Estratégia é popularizar tecnologia, por isso é compatível a diversas marcas.


nissan leaf (Foto: Divulgação)

Os carros elétricos estão ganhando impulso no mercado, no entanto, a infra-estrutura ainda é um fator crucial para a viabilidade desses modelos. Por causa disso, a japonesa Nissan decidiu ampliar a rede de recarga de veículos elétricos na Europa doando 400 pontos de abastecimento rápido. Eles serão instalados em fevereiro de 2012.
O novo carregador, que é menor e até 50% mais barato que a versão anterior, pode completar a bateria do carro a 80% de sua capacidade total em 30 minutos, dando aos proprietários de automóveis elétricos mais autonomia e liberdade na escolha do destino.
De acordo com a Nissan, o padrão adotado foi o CHAdeMo, que pode fornecer até 50 kW de eletricidade. Os novos carregadores são compatíveis para os modelos da Nissan, Mitsubishi, Peugeot, Renault e Citroën.
fonte: Auto Esporte

Primeiro carro fabricado em série no Brasil é uma das atrações do Salão Internacional de Carros Antigos

O Romi-Isetta é um automóvel compacto, com capacidade de transporte de três pessoas (dois adultos e uma criança) e possui porta frontal única.


Há 55 anos o Brasil começou a fabricar um dos carros mais emblemáticos da indústria automobilística mundial. A Romi-Isetta, um simpático veículo compacto, com porta frontal única e capacidade para transportar dois adultos e uma criança, foi o primeiro veículo fabricado em série no País. Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), que acontece de 24 a 27 de novembro, no Anhembi, três exemplares de Romi-Isetta estarão expostos no Anhembi, em São Paulo. Originais, os carros são de 1956, 1958 e 1961.
Os visitantes encontrarão uma linha do tempo que vai apresentar a evolução do automóvel ao longo de várias décadas, onde será possível conhecer melhor a história do Romi-Isetta. O carro foi concebido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Pretti e pelo seu assistente Pierluigi Raggi, na Itália, e recebeu inicialmente o nome de "Isetta". O conceito inovador em todos os seus aspectos, com aerodinâmica em forma de gota de chuva, e seu projeto revolucionário chamaram a atenção dos fundadores da brasileira Romi. Eles enxergaram a oportunidade de contribuir para a evolução no mercado brasileiro de automóveis, pois na época os carros eram apenas montados no Brasil, com peças importadas. Assim, teve início a fabricação do modelo hoje conhecido como Romi-Isetta, que revolucionou a indústria nacional. 

Muitos carros de hoje lembram o design desse veículo, e não é por acaso. Um modelo pequeno, que atinge velocidade máxima de 85 quilômetros por hora e tem consumo de 25 quilômetros por litro tem muito a ser copiado em dias em que se buscam soluções para a falta de espaço nas ruas e para diminuir o consumo de combustível, além de pensar na questão ambiental. O design do carro é um show à parte, mas os apaixonados pelo antigomobilismo poderão ver que a inovação deste modelo vai muito além.
Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, os visitantes também serão apresentados a outros dois modelos Isettas: uma BMW 300 e uma BMW 600, com motor tipo boxter, e duas portas, uma frontal e outra lateral.
Esses e outros modelos raros fazem parte da lista de 240 veículos, que estarão expostos no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), e da Secretaria Estadual de Cultura, o SIVA deve receber cerca de 30 mil visitantes, que irão conferir de perto os exemplares raros dos maiores colecionadores de automóveis de várias regiões do País.

Os ingressos para o SIVA já podem ser adquiridos no site do evento (www.salaodeantigos.com.br)

Carros imaginados para filmes disputam prêmio em Los Angeles

Designers foram desafiados a inventar veículo para Hollywood. Veja os concorrentes da Honda, Subaru, Hyundai, Mercedes e Smart.


Além de exibir novidades do setor automobilístico, o Salão de Los Angeles realiza também um concurso de design de carros. A cada ano é escolhido um tema para o desafio. Nesta edição, que começa no próximo dia 18, os estúdios foram convidados a desenhar o melhor carro de filme para Hollywood. Participam do concurso designers de Honda, Hyundai, Subaru, Mercedes-Benz, entre outras marcas. Veja abaixo alguns modelos concorrentes.

honda los angeles design (Foto: Divulgação)
A Honda criou um "cavalo inteligente" para um filme de aventura futurista em que a sociedade foi dizimada. Na descrição da marca, o veículo foi criado com base em uma "criatura antiga chamada cavalo", e serve como companhia e proteção no ambiente inóspito e solitário que é o cenário da aventura  (Foto: Divulgação)
subaru horizon los angeles design (Foto: Divulgação)A equipe de designers da Subaru em Tóquio imaginou um filme que se passa 200 anos após a Terra parar de realizar a rotação, quando o planeta passou a ser dividido em dois hemisférios: um em que é sempre dia e outro em que é sempre noite. Os humanos foram mantidos no hemisfério noturno, altamente desenvolvido, mas a principal fonte de energia, um raro mineral, está se esgotando. Ele só é encontrado no perigoso pólo diurno e é para lá que um grupo se aventura a bordo do Subaru Horizon (Foto: Divulgação)

mercedes-benz lightning los angeles design (Foto: Divulgação)
A Mercedes-Benz, no centro de design da Califórnia, propõe o Silver Arrow. Ele é uma máquina do tempo conduzida por dois robôs para evitar uma catástrofe em um mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial. O carro foi inspirado no W125 Suberpfeil, dos anos 30, e no Uhlenhaut, da década de 50
(Foto: Divulgação)

smart los angeles design (Foto: Divulgação)Um supercompacto capaz de voar e escalar paredes é o veículo imaginado para a marca Smart por designers da Mercedes na Alemanha. O carrinho é o meio de transporte de uma repórter que vive em uma cidade famosa pela hospitalidade, mas problemática na hora de encontrar um espaço para estacionar. No roteiro imaginado pela equipe, a jornalista tira proveito de seu Smart 341 Parkour para apurar a notícia de um robô desaparecido (Foto: Divulgação)
hyundai stratus sprinter (Foto: Divulgação)A aposta da Hyundai América do Norte é no Stratus Sprinter, destaque em um filme imaginado que envolve um tema da moda: vampiros. O veículo é o meio de transporte de condessa Elena, filha de vampiros, e possui recursos como a invisibilidade durante o dia (Foto: Divulgação)
fonte: Auto Esporte


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novidades do Kia Soul 2012

Entre as principais mudanças, destaque para os novos para-choques, faróis de dupla parábola, faróis de neblina, grade, lanternas, luzes reflexivas traseiras e rodas aro 16 e 18




O Kia Soul ganhou sua primeira reformulação desde seu lançamento em 2009. A maior novidade são os câmbios que agora tem seis marchas, tanto na versão manual como na versão automática. O modelo também ganhou retoques no design e no acabamento interno. O coreano, que parte de R$ 54.400 e vai até R$ 67.400, chega às concessionárias na primeira quinzena deste mês.

O crossover tem mudanças no para-choque dianteiro e traseiro, no design dos faróis e faróis de neblina, lanternas, grade do radiador, grade inferior do pára-choque dianteiro e no desenho e posicionamento das lanternas refletivas no para-choque traseiro. O Soul terá opções entre rodas de liga leve de 16’ e 18’, com novo design.

O motor é o 1.6 Flex  de quatro cilindros em linha e 16V. Desenvolve 122 cv e 16 mkgf de torque com gasolina e 128 cv e 16,5 mkgf com etanol. Possui suspensão dianteira Mc Pherson e traseira tipo eixo de torção. O Kia vem com direção elétrica e seu porta-malas tem 340 litros de capacidade. 

O Soul tem como itens de série: ar-condicionado com filtro anti-pólen, banco traseiro rebatível e bipartido, chave com função de abertura de portas à distância e função pânico, iluminação do porta-malas, luzes de leitura no teto, rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar, conexão para iPod e USB com controle no volante, regulagem de altura do banco do motorista, relógio digital no display do rádio, vidros elétricos nas quatro portas, volante com regulagem de altura, airbags para motorista e passageiro, cinto de três pontos, pré-tensionadores nos cintos e direção com assistência elétrica progressiva. Em relação ao exterior o Kia traz de fábrica espelhos retrovisores com regulagem elétrica.

No interior, o acabamento do volante e o console do câmbio tem mudanças, além do novo desenho do painel de instrumentos dos botões do ar-condicionado e do botão de pisca alerta. O logotipo Soul mudou e agora está presente nos bancos e forros das portas. O veículo traz imobilizador e indicador digital de troca de marchas no painel de instrumentos (versão manual) e indicador EcoDriving (versão automática), caso o modo Eco esteja acionado no painel.








fonte: Carro Online

Toyota convoca megarecall de 550 mil carros

Defeito no sistema de direção hidráulica afeta modelos Avalon, Camry, Highlander e Lexus, 80% deles nos EUA


Foto

A Toyota japonesa está realizando um megarecall mundial, que envolve 550.000 automóveis da marca em vários países, para correção de defeito no sistema de direção hidráulica. Cerca de 80% dos veículos circulam nos Estados Unidos, segundo informou o porta-voz da montadora Amiko Tomita. Os modelos afetados são o Avalon 2004, o Camry 2004 e 2005 e Highlander HV 2006. Dentro da marca Lexus, inclui o ES330 2004 e 2005, o RX330 e RX400h 2006.

Segundo a fabricante, os veículos estão sendo convocados para substituir a polia do motor V6, pois existe o risco da correia da bomba hidráulica da direção se soltar. Caso isso aconteça, haverá dificuldade de o motorista esterçar o volante e risco de acidente.

Em 2009 e 2010, a Toyota recolheu milhões de veículos nos EUA, principalmente por defeitos relativos à aceleração involuntária do veículo, e pagou uma multa recorde de US$ 48,8 milhões por causa da forma como alguns dos recalls foram realizados.

Essas convocações obrigaram a empresa a interromper a produção de alguns modelos em 2010 e contribuiram para uma queda de vendas dos carros da marca nos Estados Unidos. Em janeiro deste ano, a montadora chamou 1,7 milhão de Lexus para reparos na tubulação e na bomba de combustível, sensores de pressão e estepe. Em fevereiro, 2,17 milhões de unidades foram convocadas para substituir o tapete do lado do motorista, que podia provocar o travamento do acelerador.

fonte: CarSale

Valor do IPVA vai recuar em 2012

Depreciação dos veículos usados nos últimos meses terá impacto no IPVA que será pago para licenciá-los no início do próximo ano


Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant: um dos carros que sofre depreciação mais rápida no mercado brasileiro

IPVA que será pago pelos motoristas brasileiros no próximo ano deverá cair, mas isso não é necessariamente uma boa notícia. Com um mercado automotivo bastante competitivo, com a concorrência chinesa e com o barateamento de equipamentos como freio ABS e airbarg, os preços dos veículos usados têm se depreciado bastante nos últimos meses. Como o IPVA corresponde a um percentual do valor desses bens, há um impacto positivo que leva à redução do imposto, ainda que, na soma geral, o resultado seja negativo para o proprietário do veículo.
As secretarias de Fazenda dos estados brasileiros costumam divulgar nos meses de novembro a tabela com os valores sobre os quais vai incidir o imposto. A data da divulgação e as alíquotas variam de acordo com o estado. Em São Paulo, a pesquisa de preços é feita pela Fipe. As alíquotas são de 4% para veículos a gasolina, 3% para álcool e gás e 2% para motos.
De acordo com Vitor Meizikas Filho, analista da Molicar, uma empresa de pesquisa de preços de veículos, a depreciação média no Braisl gira em torno de 8% do valor do automóvel ao ano. Mas algumas marcas e modelos podem registram uma perda de valor de até 24% em um único ano.
Em geral, carros 0 km são os que mais costumam perder valor. Veículos difíceis de revender e importados também sofrem uma depreciação importante. Já os populares conseguem ser revendidos com mais facilidade e acabam perdendo menos valor com o tempo.
fonte: Exame

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Chevrolet lança nova campanha "Invenções" para divulgar o Cruze

O "Invenções" estreou em rede nacional no dia 4 de novembro e mostra cenas do Cruze LT em performance na cidade São Paulo.





Para anunciar o Cruze no Brasil, a WMcCann desenvolveu a 2ª fase da campanha COM segundo filme de 30" e anúncios para revistas e jornais. O "Invenções" estreou em rede nacional no dia 4 de novembro e mostra cenas do Cruze LT em performance na cidade São Paulo.

Um veículo possui rodas 17", controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão automática ou manual de 6 velocidades, air bags frontais e laterais, motor Ecotec6 1.8 16V flex dual CVVT, entre outros importantes itens de serie.



Assista o filme:



fonte: Cidade do Marketing

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A McLaren chega ao Brasil

A novíssima versão MP4-12C reúne o melhor da tecnologia e será vendida por R$ 2 milhões



O mercado de automóveis de luxo no Brasil está para ganhar novo representante. O grupo Majestik passará a vender na cidade de São Paulo o McLaren MP4-12C. O esportivo chegará em 2012 e terá preço em torno de 'módicos' R$ 2 milhões.

Apresentado pela primeira vez durante o Salão de Frankfurt, de 2009, o MP4-12C consumiu cinco anos para sair da prancheta até, enfim, ficar definitivamente pronto — as vendas lá fora começaram somente neste ano. Inspirado nos carros de Fórmula 1 da equipe inglesa, o esportivo tem visual invocado e recebeu tal nome de batismo por uma combinação de fatores.

Chassi leve

MP4, em questão, significa, desde 1981, o código dos chassis dos monopostos da marca. A letra C, por sua vez, é devido à utilização de fibra de carbono na construção. Já o número 12 é um código interno da própria McLaren.

O longo tempo de desenvolvimento do MP4-12C tem sua razão de ser. Afinal, o modelo tem construção esmerada. O chassi, por exemplo, é feito em única peça e pesa 80 kg. Outra solução para melhorar o desempenho é a aplicação de suspensão independente nas quatro rodas — com braços triangulares sobrepostos e amortecedores reguláveis.

De acordo com a McLaren, o sistema de suspensão batizado de ‘Active Dynamics Panel’ tem três opções de regulagem e o principal destaque apresentar inclinação quase neutra nas curvas, o que proporciona mais segurança.

Debaixo do capô, o MP4-12C abriga um motor V8 biturbo de 3.8 litros. Este é capaz de desenvolver 600 cv de potência — a transmissão é manual automatizada de dupla embreagem e com sete velocidades.
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fonte: O Dia
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Conheça estradas para passear de carro ou de moto pelo Brasil

Às vezes a distância é um destino em si mesmo. Escolha o seu e vá longe, de moto ou de carro. Confira as sugestões:

Ilhéus a Itacaré
O percurso de Ilhéus até Itacaré não é muito longo - a distância entre as duas cidades é de 70 km. Seu forte, entretanto, é ser ladeada pelo litoral. Por ser uma corrida leve, permite ao viajante apreciar todas as belezas naturais ao longo do caminho, como animais ameaçados de extinção, a Cachoeira do Tijuípe e a praia da Serra Grande, ideal para um pit stop recheado de fotos.


Cidades Históricas de MG
Trajeto para os mais dispostos a se aventurar, haja vista que há poucas pistas duplicadas e trechos invariavelmente sinuosos. Na maioria dos casos, a BR-040 resolve o acesso à maioria das cidades. De pontos de parada, vale indicar a comida em Tiradentes, principalmente na época do festival de gastronomia (agosto), e o Museu do Automóvel, em Bichinho, e o frango com quiabo ou ora-pro-nóbis onde você achar melhor!




São Paulo - Rio pela Dutra
Talvez a opção mais inusitada deste roteiro. Se a Dutra não é a melhor das estradas para se pegar (presença de caminhões, estreita em alguns trechos, sem vista pro mar), tem opções que outras rotas não têm. Apreciadores de artes sacras podem rodar por Guaratinguetá, terra natal de Frei Galvão. Gourmands podem escolher entre a Casa da Picanha (o nome é autoexplicativo), em Seropédica (lado do Rio), ou a Cervejaria do Gordo, em Lorena (lado de São Paulo).





São Paulo - Rio pela Rio Santos
Essa é manjada, mas nem por isso perdeu a graça. Indo ou voltando, há opções de praias com cara de cartão postal (casos do centro histórico de Paraty e das praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande em São Sebastião). A estrutura de serviços também é boa na maior parte dos lugares. Pros lados do Rio, confira algum dos roteiros por mar, como o passeio de escuna por Ilha Grande, para percorrer todo o contorno da ilha, e o de barco por Praia Grande, repleta de águas claras e cenários de novela.


Ilhabela
Ideal para ir de moto, e em grupo. A ilha é quase uma motocity, com modelos de todos os tamanhos e cilindrada rodando a qualquer hora do dia e da noite. De dia, vale muito percorrer as estradas que levam de uma ponta a outra da ilha. À tarde, a pedida é ver o sol cair preguiçoso na praça Coronel Julião. A depender do seu pique, vale até ficar por lá mesmo, pois é onde se concentra a movimentação noturna. De qualquer forma, estando motorizado, tudo é muito perto.


Serra Gaúcha
Comece o passeio circulando pelo centro de Porto Alegre, rumo à Casa de Cultura Mario Quintana. Após um café para despertar, siga para Bento Gonçalves, onde é possível se deparar com vinícolas onde quer que seu olhar pare. De Bento, parta para Gramado, com sua arquitetura inspirada na Bavária e restaurantes com lareira. Não se prolongue muito, pois é bom ir com luz à cidade vizinha, Canela, para visitar a Cascata do Caracol, com seus impressionantes 131 m de altura e nada menos que 750 degraus até seu topo.





Maceió a Maragogi
Ótima opção para quem não gosta de caminhar muito quando sai do mar. A maioria dos restaurantes está próxima da praia, a no máximo duas quadras de distância. No trajeto pela AL-101, a vista do mar atrás dos coqueiros chega a ser terapêutica. Em São Miguel dos Milagres, mais próximo a Maragogi, repare (e tire fotos, claro) nas barreiras de recifes das praias desertas. Com sorte, você consegue avistar casais de peixes-boi por ali. Outras opções nessas cidades do entorno são conhecer as ilhas e atravessar os rios de jangada. Acima de tudo, priorize provar o famoso bolinho de goma (sequilho de manteiga e leite de coco) do povoado de São Bento, a 4 km de Maragogi.



Monte Verde a Penedo (Serras da Mantiqueira e da Bocaina)
À exceção de Monte Verde, cujo acesso é pela Fernão Dias, você deverá ir pelas rodovias Dutra, Ayrton Senna e Carvalho Pinto para este trajeto. Se a estrada até Monte Verde é castigada, as opções de roteiro são divinas. Escolha comer fondue, cavalgar ou andar em um quadriciclo alugado. Se dormir por lá, tome fôlego e suba os picos pela manhã para uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira. Ao deixar Monte Verde, pule Campos do Jordão, manjada e pra turista ver, e conheça/adquira um pouco do artesanato da vizinha Santo Antônio do Pinhal. Depois, pegue o longo caminho por estrada de terra até Penedo, colonizada por finlandeses. As referências ao Papai Noel estão por todo o lado, uma vez que o benfeitor do Polo Norte nasceu originalmente na Finlândia. Tire fotos na réplica da casa original do bom velhinho na Finlândia; no mínimo, você vai ter mentiras para contar pros netos, um dia.


João Pessoa a Porto de Galinhas
Para entrar em contato com seu eu primitivo. João Pessoa é puro verde, além de praias e falésias para todo lado. Tem também roteiros singulares. Na praia de Camboinha, informe-se sobre o horário em que é possível ver a ilha de Areia Vermelha, acessível somente na maré baixa, durante cinco horas por dia. Outra opção, digamos, sazonal é ver o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do ¿Bolero¿, de Ravel (cortesia do músico Jurandy do Sax, prata do bar Golfinho, na entrada da praia). De lá para Porto de Galinhas, dispense a BR-101 e vá pela PE-060, cortando por entre canaviais. Uma vez em Porto de Galinhas, fuja do trânsito carregado pegando um buggie que percorre toda a orla.



fonte: Terra

Tecnologia dos videogames chegam aos carros através dos sensores de movimento

Uma das inovações anunciadas pela Ford para o Novo Escape 2013 é um comando de abertura do porta-malas por sensor de movimento, recurso popular nos videogames.

O sistema permite que qualquer pessoa, apenas portando a chave do carro, passe o pé por baixo do para-choque traseiro para abrir a porta do porta-malas. Basta repetir o gesto para fechar o compartimento. O chamado "hands-free lift gate" é uma solução para quando o motorista chega ao carro com as duas mãos ocupadas, carregando compras ou pacotes, e não consegue pegar o controle remoto no bolso ou na bolsa.


 (Divulgação) 


Somente quem tem a chave é capaz de fazer o sistema funcionar e também é preciso um movimento específico da perna para acioná-lo. Isso evita, por exemplo, que um cachorro passando por baixo do para-choque abra a tampa enquanto o motorista está ao lado, com a chave. Uma trava de segurança também impede a abertura quando o carro está em movimento.


fonte: Vrum

Hyundai Veloster preparado para rali no SEMA

Cupê ganha versão especial com modificações visuais e 212 cv de potência

Hyundai veloster preparado para rali no sema 


O SEMA Show, maior evento de carros preparados do mundo, teve como uma das atrações um modelo que está dando o que falar no Brasil. Estamos falando do Hyundai Veloster, que para o motorshow americano ganhou uma versão especial para competições de rali.
O chamado Veloster ARK conta com um turbo compressor twin-scroll personalizado capaz de gerar 212 cv de potência. Mas o que mais chama a atenção realmente não é a unidade que vai sob o capô. É que o Veloster de rali é capaz de cegar a vista com sua pintura cor verde brilhante com detalhes em cinza, que, segundo a fabricante e a preparadora ARK, faz menção a alta potência dessa máquina.
O Hyundai Veloster ARK ainda traz novidades como um conceito aberto com paralamas das rodas e pneus Nitto que dão ao carro um aspecto ainda mais agressivo. No interior desenvolvido para as competições, os bancos são do tipo concha, os cintos de quatro pontos e o volante de três raios.
Outras modificações da ARK Performance foram no turbo, intercooler (resfriador de ar), radiador de óleo, polias aliviadas, freios com pinças de seis pistões, suspensão do tipo coil-over e por aí vai.

Hyundai veloster preparado para rali no sema

fonte: UOL

Expectativa para o lançamento do Toyota Prius no Brasil

Toyota confirma Prius para o segundo semestre de 2012


Quinze anos depois de seu lançamento no Japão, o modelo híbrido Prius será finalmente vendido no Brasil pela Toyota a partir do segundo semestre de 2012. Sua terceira geração, lançada no ano passado, combina um motor a gasolina de 1,8 litro, que funciona pelo eficiente ciclo Atkinson, a um elétrico para obter consumo médio cidade/estrada de 21,1 km/l. O Prius pode rodar em três modos: EV-Drive, só elétrico, para uso em baixa velocidade por até 1,6 km; Power, com respostas mais rápidas ao acelerador; e Eco, que leva a maior economia.

O carro possui transmissão CVT, comandada por um joystick que tem apenas quatro posições: Neutro, Ré, Drive e B, que deve ser usado em situações que o carro precisa de freio- motor.

A Toyota pretende fazer o lançamento do Prius em quatro etapas, começando agora no final de 2011 com a divulgação da tecnologia híbrida e seus benefícios para o meio ambiente. Na segunda etapa a Toyota cederá algumas unidades para que artistas façam a divulgação do modelo na mídia. Depois disso, na terceira etapa, a Toyota medirá a aceitação do modelo junto aos potenciais clientes e por fim o carro será exposto para test-drive em suas lojas.

O modelo, que no Japão é o mais vendido desde 2009, poderá ter preço na casa dos R$ 100 mil. A idéia da Toyota é posicioná-lo entre os sedãs Corolla e Camry.

ToyotaToyota


Toyota


Toyota

Toyota

Toyota



Os carros mais baratos do Brasil

Os veículos com motorização 1.0 geralmente são a porta de entrada de muitos consumidores que estão adquirindo o primeiro automóvel. E também os preferidos para quem precisa se locomover diariamente para ir ao trabalho ou para a faculdade. Além de serem os mais baratos do mercado, os populares compartilham outra característica importante: o menor consumo de combustível. Apesar de a procura pelos “carros mil” ter diminuído este ano em relação a 2010 – caiu de 50,8% para 43,4% do volume de zero quilômetro vendidos no Brasil –, eles seguem como a opção para o cliente que deseja não gastar muito na compra do carro novo. Conheça os dez modelos mais baratos do país

1º Fiat Mille – R$ 23.490
O veterano da Fiat chegou a perder a posição de líder para o Chery QQ, na época do lançamento do chinês no Brasil, mas logo retomou o primeiro lugar, graças à diferença de R$ 500. Todas as versões são equipadas com motor 1.0 bicombustível Economy. O preço é da versão duas portas; a com quatro portas parte de R$ 23.350. Potência: 66 cv. Porta-malas: 290 l. Destaques: Econômetro e para-choques na mesma cor da carroceria.


2º Chery QQ – R$ 23.990
Desembarcou este ano no Brasil com o discurso de ser o popular completo mais barato do Brasil. Realmente o carrinho chinês carrega uma extensa lista de equipamentos de série, fazendo do custo-benefício seu principal aliado. O motor é 1.1 e não possui tecnologia bicombustível. Potência: 68 cv. Porta-malas: 190 l. Destaques: Direção hidráulica, ar- condicionado, air bag duplo, trio elétrico, som MP3 com USB e freios ABS.


3º Ford Ka – R$ 24.500
A reestilização feita este ano para estrear a linha 2012 deu uma sobrevida ao compacto da Ford até a chegada do modelo global em 2014. As mudanças foram discretas, com a frente ganhando para-choque redesenhado e faróis com máscara negra e lanternas traseiras translúcidas. É vendido apenas com duas portas. Potência: 73 cv. Porta-malas: 263 l. Destaques: Relógio digital integrado ao hodômetro e para-sóis com espelho.


4º Renault Clio – R$ 25.050
Em 2008, o bem equipado Clio Authentique trocou de sobrenome e perdeu alguns itens de série para se tornar mais popular. Virou Campus, deixou o patamar de carro “premium” e agora mantém uma média mensal de 2,2 mil unidades emplacadas. Com quatro portas sai por R$ 26.550. Potência: 77 cv. Porta-malas: 255 l. Destaques: Ar-quente, desembaçador traseiro e faróis com duplo refletor óptico.



5º Fiat Palio Fire – R$ 25.590
Ele já foi o principal rival do Gol na briga pelo posto de modelo mais vendido no Brasil, mas perdeu terreno com a chegada do Novo Uno. Seguirá na quinta colocação mesmo com a nova geração, que estreia no mercado brasileiro esta semana e terá o preço mantido. A versão quatro portas custa R$ 27.440. Potência: 75 cv. Porta-malas: 290 l. Destaque: Econômetro e para-choques na mesma cor da carroceria.


6º Effa M100 – R$ 25.980
O M100 foi o primeiro carro de passeio chinês a desembarcar no Brasil. Assim como seu conterrâneo QQ, oferece uma série de equipamentos de fábrica. Seu motor de 47 cv também não pode ser abastecido com álcool. A velocidade máxima não passa de 120 km/h. Potência: 78 cv. Porta-malas: 320 l. Destaques: Direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e roda de liga leve.


7º Chevrolet Celta – R$ 26.350
Com 11 anos de mercado, o compacto da Chevrolet passou por um retoque visual externo e interno, já se preparando para a aposentadoria. No ano que vem dará lugar para o Spark, que já roda em outros países da América do Sul, ou para o Opel Ônix. O Celta quatro portas traz o preço de fábrica de R$ 28.083. Potência: 78 cv. Porta-malas: 260 l. Destaques: Aviso sonoro de farol ligado e ar-condicionado.


8º Volkswagen Gol G4 – R$ 26.450
O carro mais vendido do país há mais de duas décadas está nessa relação porque manteve a Geração 4, com a carroceria antiga, mesmo com a vinda da G5, que começa em R$ 30.380. O G4 quatro portas custa R$ 28.490 e na versão Ecomotion há um display digital no painel que indica a hora de trocar a marcha. Potência: 71 cv. Porta-malas: 285 l. Destaques: Indicador de consumo e para-choques na mesma cor da carroceria.



9º Fiat Uno – R$ 26.650
O visual do Novo Uno surpreendeu à época do lançamento no ano passado. A resposta do consumidor foi tamanha que hoje ele incomoda o Gol no topo do ranking dos mais comercializados, com ajuda, é claro, do veterano Mille. A versão duas portas só chegou este ano ao mercado. A quatro portas sai por R$ 28.480. Potência: 75 cv. Porta-malas: 280 l. Destaques: Econômetro e memória para ajuste dos bancos dianteiros.


10º Nissan March – R$ 27.790
O mais novato desta turma é o primeiro modelo popular por aqui de uma montadora japonesa. Os primeiros números de venda projetam um futuro de sucesso para o hatch, que tem como trunfo trazer itens de série não disponíveis nos principais rivais. A procura pelo modelo é tanta, que a fila de espera é longa. Potência: 75 cv. Porta-malas: 265 l. Destaques: Direção elétrica, air bag duplo, computador de borda e ar-quente.