quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Primeiro carro fabricado em série no Brasil é uma das atrações do Salão Internacional de Carros Antigos

O Romi-Isetta é um automóvel compacto, com capacidade de transporte de três pessoas (dois adultos e uma criança) e possui porta frontal única.


Há 55 anos o Brasil começou a fabricar um dos carros mais emblemáticos da indústria automobilística mundial. A Romi-Isetta, um simpático veículo compacto, com porta frontal única e capacidade para transportar dois adultos e uma criança, foi o primeiro veículo fabricado em série no País. Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), que acontece de 24 a 27 de novembro, no Anhembi, três exemplares de Romi-Isetta estarão expostos no Anhembi, em São Paulo. Originais, os carros são de 1956, 1958 e 1961.
Os visitantes encontrarão uma linha do tempo que vai apresentar a evolução do automóvel ao longo de várias décadas, onde será possível conhecer melhor a história do Romi-Isetta. O carro foi concebido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Pretti e pelo seu assistente Pierluigi Raggi, na Itália, e recebeu inicialmente o nome de "Isetta". O conceito inovador em todos os seus aspectos, com aerodinâmica em forma de gota de chuva, e seu projeto revolucionário chamaram a atenção dos fundadores da brasileira Romi. Eles enxergaram a oportunidade de contribuir para a evolução no mercado brasileiro de automóveis, pois na época os carros eram apenas montados no Brasil, com peças importadas. Assim, teve início a fabricação do modelo hoje conhecido como Romi-Isetta, que revolucionou a indústria nacional. 

Muitos carros de hoje lembram o design desse veículo, e não é por acaso. Um modelo pequeno, que atinge velocidade máxima de 85 quilômetros por hora e tem consumo de 25 quilômetros por litro tem muito a ser copiado em dias em que se buscam soluções para a falta de espaço nas ruas e para diminuir o consumo de combustível, além de pensar na questão ambiental. O design do carro é um show à parte, mas os apaixonados pelo antigomobilismo poderão ver que a inovação deste modelo vai muito além.
Durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, os visitantes também serão apresentados a outros dois modelos Isettas: uma BMW 300 e uma BMW 600, com motor tipo boxter, e duas portas, uma frontal e outra lateral.
Esses e outros modelos raros fazem parte da lista de 240 veículos, que estarão expostos no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), e da Secretaria Estadual de Cultura, o SIVA deve receber cerca de 30 mil visitantes, que irão conferir de perto os exemplares raros dos maiores colecionadores de automóveis de várias regiões do País.

Os ingressos para o SIVA já podem ser adquiridos no site do evento (www.salaodeantigos.com.br)

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