terça-feira, 25 de outubro de 2011

Este é um bom momento para comprar ou trocar de carro, dizem especialistas


O consumidor  que deseja trocar ou comprar um carro deve aproveitar o momento, principalmente por conta dos grandes estoques nos pátios das montadoras nacionais e a suspensão do aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados.
De acordo com autor do livro Gestão de Concessionários de Veículos, Valdner Papa, este é um bom momento para trocar ou comprar um veículo, “principalmente os importados”.
Segundo o economista da Agência MSantos, Ayrton Fontes, a suspensão do aumento do IPI deve melhorar o preço dos veículos importados, favorecendo o consumidor que procura esses modelos.
Nacionais
De acordo com Fontes, o momento é oportuno também para quem procura veículos nacionais. “As montadoras nacionais devem fazer mais promoções a partir de agora”, comenta.
Já na opinião de Valdner Papa, os veículos nacionais têm vivido o mercado de volume, por isso, diz ele, “com a pressão na margem de distribuição, é fácil encontrar produtos com preços bastante atrativos”.
Papa explica que as montadoras nacionais já haviam entrado no mercado com as mesmas promoções das dos importados, ou seja, carros completos e com preço atrativo, porém, até o dia 15 de dezembro, quando o IPI será aumentado para os veículos importados, esses fabricantes devem criar estratégias para poder concorrer. “As montadoras nacionais devem continuar com essa estratégia”, afirma.
Fontes explica que a forte concorrência entre veículos nacionais e importados deve “forçar as promoções”.
Bolso
Apesar disso, para o economista, o consumidor só deve comprar ou trocar o carro neste momento se conseguir evitar juros abusivos. “Compensa para o consumidor que der no mínimo 20% de entrada”, explica.
De acordo com Papa, o Brasil vive a ressaca das medidas macroprudenciais impostas no final do ano passado pelo Banco Central. “Houve um encarecimento de 20% nas parcelas dos carros. Não estamos vivendo uma restrição de crédito, mas um encarecimento dele”, explica, afirmando que, antes dessas medidas, o estoque nas montadoras era de 17 dias, e atualmente, passa de 32.
Por isso, ele opina que o governo deveria usar esse momento de ampliação da oferta de veículos para criar mecanismos que facilitem a compra. “Seria interessante permitir a compra sem entrada”, aconselha.
fonte:InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário