segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dicas e Soluções para conservação de pneus


Para começar, os pneus são a única parte do carro que ficam em contato direto com o solo. Afeta a estabilidade, conforto, frenagem e a segurança. Para responder adequadamente aos comandos do motorista os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos em ordem, assim como alinhamento e balanceamento das rodas.
O ideal é fazer uma inspeção semanal nos pneus, principalmente se dirige com freqüência por estradas mal conservadas ou longas distâncias. Lembre-se de verificar sempre os pneus antes de viajar.


Sinais de Desgaste
A falta de manutenção pode levar a desgastes antes da hora ou problemas mais sérios. Outros itens também afetam o pneu, como peças gastas da suspensão e a falta de alinhamento do veículo. Melhor concertar quanto observar:
Sinais de Problemas
Quando ouvir ruídos ou batidas estranhas, ou sentir vibrações, isso pode ser cinta radial separada, roda desbalanceada ou pneu mal montado. Se sentir que um lado do volante está puxando mais que outro, talvez seja pressão diferente entre os pneus, cinta radial separada ou desalinhamento das rodas.

Inspecionando o pneu
Quando for calibrar os pneus, verifique como está a “banda de rodagem” e as “paredes laterais”. Pois para manter a tração e drenar a água em pisos molhados é preciso que estejam em ordem.
A profundidade do “sulco” deve ser checada quanto a desgaste excessivo ou desigual. Faça a medida da profundidade com uma régua pequena e verifique as medidas em duas posições da banda de rodagem: na borda e no centro. As leituras desiguais indicam pressão imprópria do pneu ou a necessidade de alinhamento das rodas. Quando o sulco atingir 1,6mm de profundidade é hora de substituir por pneus novos
A pressão dos pneus deve ser vista uma vez por semana, em postos de gasolina mesmo. No entanto, o ideal é que se faça a medição com os pneus freios já que a pressão recomendada pelo fabricante é nesta temperatura.
Medir a pressão com os pneus quentes pode resultar em diferenças de até 5 PSI. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar com o veículo carregado. Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar.

Manutenção
Procure profissionais de sua confiança para fazer os reparos:

Rodízio dos Pneus
Os pneus dianteiros e traseiros sofrem desgastes desiguais, variando o peso de carga, força nas curvas e frenagens. Para aumentar sua vida útil e o desempenho, é comum fazer trocá-los de lugar conforme recomendação do fabricante quanto à quilometragem.

Balanceamento das Rodas 
Pneus e rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus ou após a colocação de novosRodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste e estender a vida útil dos pneus.

Alinhamento das Rodas
Um veículo está desalinhado quando, ao dirigir em linha reta, o veículo "puxa" para um dos lados. Cada carro tem sua especificação para ser alinhado. Se este não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam de forma irregular, prejudicando a segurança e aumento do consumo de combustível.

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(fonte:Brazil Tires)

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